Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Posto

censos macau 2021.pngOs censos são uma operação de contabilização duma dada população, não por amostragem1, mas por contagem universal2. Por isso, devem ser tomados num período em que a população se encontre numa situação habitual. Para tal, evitam-se naturalmente os períodos de férias.

Em Macau, a recolha dos censos no Verão tem vindo a resultar numa população portuguesa sub-representada na contagem oficial da Região Administrativa Especial. É que é nestas férias grandes que os portugueses aproveitam para se ausentarem de Macau, viajando sobretudo para Portugal para visitar as suas famílias.

Os Censos 2011 foram tomados entre os dias 12 e 26 de Agosto desse ano3. Não é portanto de confiar inteiramente no resultado da contagem da população de nacionalidade portuguesa em Macau, que deu apenas 5.020. Curiosamente, os Intercensos 2016, insistindo em medições no Verão, entre 7 e 21 de Agosto4, identificou 9.024. Já o Consulado-Geral de Portugal em Macau regista 169.023 residentes com cidadania portuguesa5.

Neste ano de 2021, o governo de Macau impõe uma quarentena de 21 dias obrigatoriamente cumprida em quarto selado de hotel a qualquer pessoa que entre no território a partir do estrangeiro. Por estar assim obrigada a um tão penoso isolamento no regresso, a maior parte da comunidade portuguesa, para não perder os seus empregos nem inícios de anos lectivos, não sairá do território neste Agosto.

Retidos em Macau, desta vez um número maior de portugueses, para o que conte, deverá ser contado.


1 Census, Wikipedia, acedido em Agosto de 2021.

2 Principes et recommandations concernant les recensements de la population et des logements, Nações Unidas, Outubro de 2020.

3 Resultados dos censos 2011, Direcção dos Serviços de Estatística e Censos, 2012.

4 Intercensos 2016 Resultados Globais, Direcção dos Serviços de Estatística e Censos, 2017.

5 Portugueses em Macau: a diferença são 160 mil, Ponto Final, 13 de Agosto de 2018.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução, no todo ou em parte, sem o prévio consentimento escrito do autor.

Em destaque no SAPO Blogs
pub